15 perguntas que você deve fazer (e sua equipe) antes da transição do trabalho remoto.



Para muitos profissionais de RH e executivos da empresa, 2020 acabou sendo bastante estressante (para dizer o mínimo). Muitos de nós começamos o ano com um brilho de esperança em nossos olhos, mas a pandemia atual provou ser mais desafiadora do que imaginávamos.

Para muitas empresas, a mudança para o trabalho remoto era necessária, mas nunca consideraram se o trabalho remoto era adequado para suas equipes.

À medida que os executivos da empresa decidem se querem voltar ao escritório ou continuar a trabalhar em casa e mover suas operações on-line, os empregadores provavelmente estão fazendo muitas perguntas.



Antes de entrarmos nas perguntas específicas que você deve se perguntar, vamos começar do início: O que é trabalho remoto?

O trabalho remoto é um estilo de trabalho que permite que os funcionários saiam do escritório e trabalhem de onde se sentirem mais confortáveis (geralmente sua casa ou um espaço de coworking). Empresas que têm uma política de trabalho remoto robusta estão à frente da curva e atraem os melhores talentos globalmente.


Por que as empresas escolhem trabalho remoto?

Há uma variedade de razões pelas quais uma empresa pode escolher trabalho remoto.


Trabalho remoto:

  • Reduz os custos gerais, como o preço de um escritório.

  • Permite que as empresas recrutem os melhores talentos, não importa o cep.

  • Ajuda as empresas a lidar com precauções de segurança (como uma pandemia global).

  • Melhora a pegada de carbono de uma organização devido à redução dos tempos de deslocamento.

  • Dá aos funcionários um melhor equilíbrio entre trabalho, vida e permite que eles morem em cidades com menor custo de vida.


Que tipos de trabalho remoto existem?

Se você está procurando escolher uma estratégia de trabalho remota para sua empresa, aqui estão algumas ideias para começar.


Totalmente remoto Se você está pensando em trabalho remoto, você já pode estar familiarizado com o modelo totalmente remoto. Neste modelo, sua empresa fica remota primeiro; você não tem a sobrecarga de um escritório; seus funcionários podem trabalhar de qualquer lugar, embora você possa querer encontrar trabalhadores hospedados em um local semelhante ao local onde fica a sede virtual da sua empresa.

Se você pretende ir totalmente remoto, você pode querer pensar em nômades digitais. Um nômade digital é um tipo de trabalhador remoto que trabalha de onde quer que tenha uma conexão com a internet. A maioria dos trabalhadores remotos ficam em suas casas ou apartamentos, mas você pode encontrar um tipo de trabalhador remoto que gosta de viajar muito. Você pode querer colocar algumas proteções extras ou medidas de segurança em torno desses trabalhadores remotos para garantir que eles lidam com as informações que eles têm sobre a empresa e os clientes corretamente.


Políticas de trabalho flexíveis Para algumas empresas, uma experiência totalmente remota simplesmente não é possível. Em vez disso, eles podem permitir que os funcionários trabalhem em casa algumas vezes por semana ou mês. Essas empresas não são capazes de ser tão abertas com quem contratam porque exigem tempo no escritório. Você pode ser capaz de olhar mais fora de sua cidade para procurar talento, no entanto.


Mão de obra distribuída Uma força de trabalho distribuída é uma mistura de uma força de trabalho totalmente remota e uma empresa com políticas de trabalho flexíveis. Você pode ter um escritório central ou alguns subescritórios. Os funcionários estarão livres para trabalhar nesses locais enquanto você tem alguns funcionários que vivem e trabalham longe deles.




Como você deve decidir que tipo de trabalho remoto é certo para você?

Trabalho remoto não é para todos ou todas as empresas. Você tem que ser honesto consigo mesmo e sua equipe sobre o que funciona melhor para eles. Você também precisa considerar o mundo em geral, o que, no momento, não nos permite trabalhar em um escritório.


15 perguntas para se fazer antes do trabalho de transição doméstica.

Se você precisa olhar para o trabalho remoto como uma opção viável para sua equipe, ou você simplesmente quer jogar com a ideia dele, aqui estão algumas perguntas que vão ajudá-lo a entender melhor se o trabalho remoto é certo para sua equipe.


1. Como você vai medir o sucesso como uma equipe remota?

Medir o sucesso como uma equipe remota é muito diferente do que em um escritório. Você ou sua equipe podem estar lidando com questões pessoais, como cuidar de uma família, isolamento e depressão, dificultando o foco no trabalho.

Antes de mudar para o trabalho remoto, sente-se com sua equipe, para que eles entendam o que é esperado deles enquanto trabalham em casa.


2. Como você manterá a cultura da sua empresa remotamente?

Traduzir a cultura da empresa de pessoa física para online pode ser um desafio, especialmente quando você começa a trazer novas contratações remotamente. Uma das melhores coisas que você pode fazer é criar uma declaração de cultura. Quando você resume tudo, o que sua empresa representa? O que define a experiência que seus funcionários devem sentir (mesmo que eles nunca coloquem os pés em um escritório.)

Por exemplo, uma declaração fundamental para a vida no GitHub é "Todos podem contribuir". Eles constroem seu trabalho em torno dessa afirmação, e é uma missão que impulsiona toda a sua organização. As pessoas que vêm trabalhar no GitHub entendem o quão importante isso é, e constrói uma cultura de trabalho saudável em sua empresa.


3. Como você vai se comunicar com sua equipe? Através de quais canais? E com que frequência?

A comunicação consistente é vital no trabalho. Se você não tiver tempo para se comunicar, você encontrará muitos obstáculos aparecendo no trabalho.

Aqui estão algumas coisas para ter em mente:

  • Quantas reuniões você terá por semana? Qual é o cronograma dessas reuniões? Trinta minutos ou uma hora?

  • Quais aplicativos você usará para se comunicar em movimento? Folga ou sms?

  • Quando é a hora apropriada para enviar uma mensagem? Quando você trabalha em fusos horários diferentes, isso pode ser um desafio. Espera-se que você saia de um fuso horário? Você permitirá que as pessoas se comuniquem sempre que quiserem que as mensagens sejam devolvidas durante janelas específicas?

4. Como você lidará com desacordos ou conversas pesadamente carregadas remotamente?

Discordâncias podem ser difíceis de superar quando você não pode falar cara a cara. A animosidade pode crescer com o tempo, e afetará o trabalho que está sendo feito.

Estabeleça regras básicas para como os desentendimentos são resolvidos remotamente, para que você e sua equipe possam superar qualquer argumento e fazer um grande trabalho.


5. Você vai querer reunir a equipe para algumas atividades? Como você vai pagar por isso?

Muitas empresas que trabalham remotamente se reúnem para reuniões trimestrais ou mensais. O trabalho remoto é conveniente para muitos funcionários, mas passar um tempo juntos pode cumprir a alma e estreitar laços com os funcionários.

Se isso é algo que você estaria interessado em fornecer, considere detalhes como:

  • Quantas vezes você vai reunir a equipe para reuniões?

  • Quem paga por esses eventos? Você reembolsa ou pré-paga por essas despesas?

  • Vocês se reúnem como toda a equipe, ou dividem pelo departamento?

6. Como você garantirá a segurança da empresa?

A segurança da empresa é imperativa. Seus funcionários e clientes estão confiando em você com uma grande quantidade de informações privadas.

A equipe da Remote leva a segurança muito a sério. Eles têm uma comunicação clara e concisa sobre a segurança da empresa disponível em seu manual público. Criar políticas claras como esta ajudará você e sua equipe a entender o que é esperado deles para manter as informações da empresa seguras.


7. Como você fará da experiência do funcionário uma prioridade?

Passamos muito tempo mapeando a experiência dos clientes, mas não gastamos tanto tempo entendendo a experiência que gostaríamos que nossos funcionários tivessem. Entender a experiência do seu funcionário ajuda a reduzir a rotatividade de funcionários.

Sente-se com sua equipe para escrever a experiência que você quer que seus funcionários tenham. Como você vai garantir que isso aconteça quando seus membros da equipe estiverem em todo o país e no mundo?


8. Como você vai se adaptar como um líder?

Ser um grande líder é ainda mais importante agora que sua equipe não vai ao escritório todos os dias. Você precisa se conectar e reunir sua equipe, mesmo quando você está se comunicando pela internet. Líderes fortes entendem que a comunicação pela internet pode deixar uma grande lacuna. Eles sabem que precisam ser claros, concisos e pedir aos seus funcionários confirmação sobre sua comunicação.


9. Como o trabalho remoto mudará suas práticas de contratação?

Ter uma empresa remota amplia seus recursos de contratação. Em teoria, você pode selecionar funcionários de todo o mundo, mas isso também vem com discrepâncias de fuso horário.

Como você vai lidar com candidatos internacionais? Você vai concentrar seus esforços de contratação em seu estado ou país, mesmo que você tenha um negócio remoto?


10. Você vai mudar a forma como você compensa os funcionários com base em sua localização?

Tem havido muita conversa recentemente sobre quanto os trabalhadores remotos devem ser pagos se eles se mudarem de áreas caras. Em particular, as empresas do Vale do Silício estiveram no centro deste debate.

Algumas empresas optaram por pagar menos aos funcionários se deixarem grandes (e caras) cidades tecnológicas como São Francisco. Mudar-se para uma cidade menos cara pode significar que seus funcionários podem receber menos compensação, mas você precisa discutir isso com seus funcionários. Você não deve fazer mudanças significativas na remuneração sem consultar seus funcionários.


11. Se você escolher um modelo distribuído, como você fará os funcionários remotos se sentirem incluídos?

Viver em todo o país quando a maioria de seus colegas de trabalho vivem perto um do outro pode se sentir isolador. Você precisa ter certeza de que seus funcionários remotos se sintam tão próximos quanto seus funcionários no escritório.

Uma das melhores maneiras de garantir que seus funcionários remotos se sintam incluídos é simplesmente falar com eles abertamente. Deixe-os saber que você está genuinamente interessado em entender sua experiência em sua empresa e quer saber como você pode fazê-los sentir que eles são parte da família.

Uma vez que você tenha essa informação, aja sobre ela e deixe esses funcionários saberem quais mudanças você está implementando para fazê-los se sentirem mais conectados.


12. Quais ferramentas seus funcionários precisarão para trabalhar em casa de forma eficaz e eficiente?

À medida que você muda para o trabalho remoto, você pode querer investir em ferramentas específicas para ajudar sua equipe a trabalhar em casa de forma eficaz. Alguns exemplos incluem ferramentas de comunicação e gerenciamento/planejamento de projetos.

Descubra quais ferramentas sua equipe precisa para trabalhar em conjunto de forma eficaz. A partir daí, descubra como pagar melhor por essas ferramentas para que sua equipe tenha acesso a elas.

Por exemplo, você pode querer pagar uma licença para uma ferramenta como o Slack para todos em sua empresa. Algumas ferramentas podem exigir apenas algumas licenças que são compartilhadas em toda a empresa.


13. Como você vai lidar com problemas de tempo e produtividade?

Trabalhar em casa não é fácil. A vida de seus funcionários pode sangrar em sua experiência de trabalho, o que faz com que eles se esqueçam de um evento ou percam um prazo.

Como você vai lidar com essa experiência como empregador? O que você espera de funcionários remotos quando se trata de tempo e produtividade? Quer que eles usem um sistema de rastreamento de tempo? Você quer que eles estejam no computador em uma determinada hora todos os dias?


14. Como você vai educar os funcionários que são novos no trabalho remoto?

Muitos de seus funcionários podem estar acostumados a trabalhar no escritório, e eles podem ter experiência mínima trabalhando remotamente. Se for esse o caso, você deve começar treinando esses funcionários em trabalho remoto.

Certifique-se de que eles entendam o que é esperado deles e como eles podem aparecer melhor. Certifique-se de que eles sabem quais são as diferenças entre trabalhar em um escritório e trabalhar online.


15. Como você vai lidar com potenciais problemas de saúde mental dos funcionários devido ao isolamento?

Algumas pessoas sentem isolamento significativo quando trabalham em casa (especialmente se estão acostumadas a trabalhar em um escritório). Isso afeta principalmente os funcionários extrovertidos, mas pode afetar os introvertidos também se eles forem forçados a ficar dentro por longos períodos devido a eventos como a pandemia atual.

Aqui estão algumas coisas que você pode querer considerar:

  • Invista em um melhor plano de saúde que cubra a saúde mental.

  • Trabalhe para montar alguns encontros para pessoas que moram por perto.

  • Ofereça-se para compensar seus funcionários se eles quiserem usar um espaço de coworking.

  • Agende atividades semanais ou mensais com seus colegas de trabalho via Zoom.

  • Crie um plano de autocuidado com seus funcionários para garantir que eles estejam cuidando de si mesmos.



Pensamentos finais: O trabalho de transição em casa é certo para o seu time?

O trabalho remoto pode ser uma experiência complicada tanto para empregadores quanto para funcionários. Há muitas coisas para resolver logisticamente antes que o trabalho remoto possa ser viável para sua empresa.

Mas, ao mesmo tempo, condições de trabalho remotas e flexíveis podem fazer um benefício fantástico para qualquer empresa. Vale o tempo e o esforço para trabalhar essas questões, para poder criar uma experiência remota que você e seus funcionários amam.


Você mudou recentemente para trabalho remoto? Que dicas você daria aos outros pensando em fazer a mudança? Conte para a gente nos comentários abaixo!


Créditos: Matéria retirada do site www.process.st, escrito por Oliver Peterson, escritor de conteúdo da Process Street.

4 visualizações0 comentário
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Cinza ícone do YouTube

+55 11 3036 1800

Infinity Business Center Serviços Administrativos LTDA

24.228.394/001-06

Alameda Rio Negro, 503 | 23° e 24° andares

Edifício Escritórios Rio Negro

Alphaville - Barueri - SP

CEP: 06454-000